Horário das Missas


Matriz Paroquial Santa Teresinha
Domingo: 8h, 10h e 18h
2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª: 19h

Dia da Catequese


A Paróquia Santa Teresinha conta com 14 catequistas e 1 coordenadora e acontece aos sábados as 09h.

Palavra do Pároco


Escute aqui a última palavra do Pároco.

Padre Fernando é o novo Pároco da Paróquia de Santa Teresinha



Em diversas ocasiões uma comunidade eclesial se reúne ao redor do altar para celebrar o Santo Sacrifício. Na Matriz Santa Teresinha, situada em Conselheiro Paulino – Nova Friburgo, não é diferente. E, com um motivo para lá de especial, os paroquianos desta comunidade se reuniram na noite de 12 de dezembro para celebrar com a Sagrada Eucaristia a chegada de seu novo pastor e guia: Pe. Fernando Pacheco.A cerimônia de posse do novo Pároco aconteceu no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, data propícia devido à grande devoção do Pe. Fernando à Virgem Maria. Presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo, a Missa teve por concelebrantes os Padres: Fábio da Cunha Felippe (Vigário Episcopal Norte), Pe. Rodrigo Fonseca, Pe. Vicente Batista, Pe. José Ruy Júnior e Pe. Lourenço Ferronato, EP. Os Diáconos Permanentes Roberto Thurler, Ubaldo Damasceno, Ironil Mascouto e Gil de Carvalho participaram desta celebração.

Diversos seminaristas também estiveram presentes nesta posse, afinal Pe. Fernando nos últimos tempos estava se dedicando à função de Vice-Reitor do Seminário Diocesano, no qual fez muitas amizades fraternas. Outra presença que chamou a atenção foi de centenas de irmãos de fé vindos de diversas comunidades paroquiais: Santo Antônio e São Francisco de Assis, na qual Pe. Fernando era Vigário até então; Nossa Senhora das Graças, comunidade da qual é filho; entre tantas outras.Pe. Marcus Vinicius iniciou a cerimônia saudando à mãe do Pe. Fernando, a Sra. Cremilce Pacheco, a quem agradeceu pelo dom da generosidade ao ofertar seu filho para Deus. Sequencialmente, teve lugar a leitura da Provisão Canônica, assim como a paramentação. Um detalhe que chamou a atenção foi a casula utilizada pelo recém empossado, sendo está a mesma com a qual foi Ordenado Sacerdote. Durante a Missa também discorreram os demais Ritos da Posse Canônica.

“Bem-aventurado aquele que acreditou, pois será cumprido aquilo que o Senhor lhe prometeu” (Luc 1, 45). Inspirado por esse trecho do Evangelho deste dia, o Vigário Geral conduziu a homilia. Em suas palavras, Pe. Marcus destacou que nesta data da festividade da Virgem de Guadalupe, diante da proclamação do trecho Magnificat: ‘a minha alma engrandece ao Senhor’, o Pe. Fernando deve agradecer a Deus pela esponsalidade vivida com este povo, e prosseguiu.- Essa comunidade se salvará e se santificará, todas as vezes que for dócil ao seu pastor. Precisamos viver a fidelidade como uma bem-aventurança e abraçarmos à novidade de Deus como uma virtude, que não somente vem formar, complementar com as graças, mas, sobretudo, vem nos aperfeiçoar. Só nos aperfeiçoa aquele que fala a verdade, que convoca a sua comunidade a viver de fé e com fé.Se voltando ao Pe. Fernando, o Vigário Geral falou a respeito da vocação sacerdotal. “Quando o senhor abraçou a sua vocação deixando talvez tantos planos lícitos e válidos, Deus lhe havia prometido muito. Até agora, nestes quase três anos sacerdotais, não decepcionou. O Senhor é fiel, Ele cumpre aquilo que promete”, concluiu.

“Que eu possa ser o rosto de Cristo para esta comunidade”. Com este desejo em seu coração Pe. Fernando se dirigiu ao seu rebanho, manifestando a sua vontade de caminhar juntamente com suas ovelhas. O presbítero também agradeceu à presença de seus familiares, frisando que estes sempre o acompanham, pois a família é a base de tudo. Na oportunidade também expôs sua gratidão a todos que ali estavam.Após estas palavras, o novo Pároco recebeu uma manifestação de carinho dos seminaristas e foi presenteado pelo Seminário Diocesano. Após a benção final, Pe. Fernando manteve-se à porta do templo para cumprimentar os partícipes.

Texto: Grasiele Guimarães

Fotos: Pablo Santos

 

Eventos

FEV
3
AS MIL AVE MARIAS

Entregamos nas santas mãos amorosas de Nossa Senhora Rosa Mística, todas as nossas dificuldades, aflições e intenções. Com o início ás 8h.

FEV
3
VIGÍLIA EUCARÍSTICA

O participante tem a oportunidade de viver uma experiência de profunda intimidade com Jesus Cristo. Dentre elas, momentos de louvor, oração, pregação e adoração. Começando com a Santa Missa ás 20h.

Arquivo

Pensamento do Mês

“A santidade não está nesta ou naquela prática, ela consiste numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nas mãos de Deus, conscientes de nossa fraqueza, e confiantes até a audácia na sua bondade de Pai”. Santa Teresinha

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À PARÓQUIA SANTA TERESINHA