Horário das Missas


Matriz Paroquial Santa Teresinha
Domingo: 8h, 10h e 18h
2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª: 19h

Dia da Catequese


A Paróquia Santa Teresinha conta com 14 catequistas e 1 coordenadora e acontece aos sábados as 09h.

Palavra do Pároco


Escute aqui a última palavra do Pároco.

Dom Edney preside Santa Missa em louvor a Santa Teresinha



Com uma verdadeira chuva de bênçãos, a Matriz Paroquial Santa Teresinha, em Conselheiro Paulino – Nova Friburgo, celebrou sua padroeira. Os festejos aconteceram entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro. Novena, Santa Missas, shows, procissão entre outras atividades deram vida à programação.

Em 1º de outubro, dia dedicado à padroeira das Missões, Santa Teresinha, a comunidade recebeu o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, para presidir a Santa Missa. A celebração teve início às 17h e contou com a participação de centenas de devotos, além de marcar o início dos trabalhos da Pastoral da Acolhida na comunidade. Logo após a Missa, teve lugar a procissão pelas ruas da localidade, seguida de show com a cantora católica, Aline Brasil.

Santa Missa

Com expressiva acolhida e uma salva de palmas, a comunidade recebeu Dom Edney, que com palavras de emoção e alegria, retribuiu ao afeto do povo de Deus, já no começo da celebração. “Quero agradecer muito à acolhida, desde a chegada até às palavras tão cheias de carinho do Pároco”, disse, complementando.- Desde que cheguei aqui e vi toda a movimentação na paróquia, comecei a ser tomado por uma emoção muito grande. Comentava com o Pe. Alex que me lembrei dos tempos em que eu era Pároco e a festa da padroeira movimentava a comunidade, fazia toda essa beleza e transformava o bairro. As pessoas acorriam à Igreja para homenagear, receber as bênçãos e rezar ao seu padroeiro. Quando fui incensar a imagem de Santa Teresinha, vi a expressão disto na quantidade de rosas, que ali estão.

Dando continuidade à cerimônia religiosa, o Epíscopo acolheu os sacerdotes que, além do Pe. Alex, concelebraram, são eles: Pe. Fernando Pacheco, Pe. Salomão Soares e Pe. Wander dos Santos. Também saudou ao Prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, assim como à sua esposa, Cristina Valle Pinheiro Bravo, e às demais autoridades que participaram desta celebração.Na pregação, o Bispo destacou a douta simplicidade de Santa Teresinha, pois justamente pela via da simplicidade ela foi Doutora em espiritualidade. Continuando, explicou que ela manifestou desde cedo o desejo do segmento de Jesus de forma totalizante, absoluta, chegando a necessitar de uma licença especial para ingressar no Carmelo, devido à sua pouca idade. “Bem se vê, que a madureza dos anos não consiste na longa idade. No caso de Santa Teresinha ela veio muito cedo, pois ela descobriu que na simplicidade se escondiam os grandes tesouros anunciados por Jesus Cristo”, acentuou.

Destacando a Liturgia própria para o Dia de Santa Teresinha, Dom Edney abordou o Evangelho (Mt 11,25), proclamado na ocasião. “No Evangelho que acabamos de escutar, vemos que o Senhor elogia os simples, muito mais que os sábios e entendidos deste mundo, pois eles colocam a sua confiança apenas Deus”, refletiu destacando que Santa Teresinha também era assim.

- Ela foi alvo de muitas calúnias, inclusive no interior do Carmelo, mas tudo isto soube transformar primeiro em rosas de penitência e depois em perfume de santidade. Tomada por uma enfermidade, foi incapaz de reclamar, de maldizer ou olhar para trás, pensando que sua vida poderia ser diferente. Não! Tudo isto ela soube trazer como um grande ramalhete de flores de sacrifício, que oferecia para Deus.O Prelado também destacou na pregação, que antes de ser declarada Doutora da Igreja, Santa Teresinha foi considerada padroeira das missões.

- Alguns poderiam indagar: como é possível uma menina que viveu presa no Carmelo, ser patrona das missões? Isto talvez nos faça perceber o valor das diversas modalidades de vida na Igreja. Também a vida contemplativa, daqueles que se dedicam preferencialmente à oração, é de muito trabalho. Quem conhece as religiosas sabe perfeitamente que elas trabalham, e muito. Mas, nos diversos ofícios que executam sabem sempre transformar tudo em oração.

E falando aos devotos concluiu.

- Costumo sempre dizer quando celebro a festa de um santo, que o verdadeiro devoto não é tanto aquele que acende velas, faz promessas, ou outras coisas. Mas sim aquele que olha para o santo e procura conhecer a sua história, pois certamente a história de todos os santos são uma experiência intensa de segmento a Jesus. Com isso quero dizer que os santos nunca nos afastam da centralidade do mistério de Cristo, pelo contrário, nos inscrevem diretamente neste mistério – e complementou – não podemos querer ser santos como aqueles da Idade Média. Temos que ser santos hoje, com os padrões de hoje.Nos instantes finais da celebração, o Epíscopo abençoou as rosas, entregues aos devotos como o símbolo da intercessão de Santa Teresinha. Neste momento uma bonita cena chamou a atenção dos que ali estavam, inclusive do Bispo, pois uma criança ajoelhada diante da imagem da padroeira, manteve-se ali com as mãozinhas postas em oração, certamente pedindo uma graça pelas mãos de Santa Teresinha.

Procissão e Show com Aline Brasil

‘Passarei o meu céu, fazendo o bem sobre a Terra! Junto a Deus, com os anjos, rosas distribuirei. Cada flor é o meu amor tocando amor de Jesus’. Louvando com esta canção, extraída de uma das frases marcantes de Santa Teresinha, os fiéis saíram em procissão pelas ruas da localidade, junto ao andor da padroeira e também dos patronos das Capelas deste território paroquial.Um expressivo número de fiéis caminhou ao redor da Praça Lafayete Bravo Filho, juntamente com os sacerdotes, seminaristas rezando o Santo Terço. No retorno ao templo, todos puderam levar para casa uma rosa de Santa Teresinha, enquanto aguardavam o início do show de Aline Brasil. Minutos antes de subir ao palco, a cantora fez um convite ao vivo pelo Facebook do Vicariato Sede para os internautas participarem do show e concedeu uma entrevista.

- Estivemos durante o ano de 2017, com a Tour Salve Maria levando a devoção Mariana de maneira mais intensa, mais profunda, para o nosso povo católico. E já abrindo um novo tempo, estamos com o lançamento da Tour A Porta Está Aberta, uma canção que lançamos recentemente e abre esse novo tempo em que caminhamos junto com a Igreja dizendo que nosso coração está aberto, que Jesus reine, entre e Ele é o Senhor. E Nova Friburgo está marcando este novo tempo ministerial – destacou Aline Brasil.Testemunho

“Estamos trabalhando bastante, mas está sendo muito gratificante. Neste ano, tivemos uma participação maior da população durante a novena, foi muito legal, não somente para nós, mas também para Santa Teresinha, que recebeu mais devotos. Hoje, dia da padroeira, o meu coração está feliz e, ao mesmo tempo, bastante acelerado, pois iniciamos na Paróquia a Pastoral da acolhida. É algo novo, mas será muito abençoado por Deus”. Renata Arruda, paroquiana.

Texto: Grasiele Guimarães

Fotos: Pablo Santos

Eventos

FEV
3
AS MIL AVE MARIAS

Entregamos nas santas mãos amorosas de Nossa Senhora Rosa Mística, todas as nossas dificuldades, aflições e intenções. Com o início ás 8h.

FEV
3
VIGÍLIA EUCARÍSTICA

O participante tem a oportunidade de viver uma experiência de profunda intimidade com Jesus Cristo. Dentre elas, momentos de louvor, oração, pregação e adoração. Começando com a Santa Missa ás 20h.

Arquivo

Pensamento do Mês

“A santidade não está nesta ou naquela prática, ela consiste numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nas mãos de Deus, conscientes de nossa fraqueza, e confiantes até a audácia na sua bondade de Pai”. Santa Teresinha

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À PARÓQUIA SANTA TERESINHA