Horário das Missas


Matriz Paroquial Santa Teresinha
Domingo: 8h, 10h e 18h
2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª: 19h

Dia da Catequese


A Paróquia Santa Teresinha conta com 14 catequistas e 1 coordenadora e acontece aos sábados as 09h.

Palavra do Pároco


Escute aqui a última palavra do Pároco.

Comunidade dedicada a São Benedito celebra o padroeiro



A data da festa litúrgica de São Benedito no Brasil é 5 de outubro, porém nos demais países do mundo às comemorações ao padroeiro dos afro-descendentes, cozinheiros e donas de casa, acontecem no dia 4 de abril, data na qual o santo fez a sua Páscoa. Por este motivo, a comunidade dedicada ao santo, situada no bairro Alto do Floresta, em Nova Friburgo, festeja o padroeiro em 4 de abril. Além disso, a data também foi escolhida para não coincidir com a festa em louvor à padroeira da Matriz Paroquial Santa Teresinha, da qual a comunidade é integrante, e cuja memória é celebrada em 1º de outubro.Neste ano, os festejos na Capela São Benedito aconteceram nos dias 2 e 4 de abril. No domingo (2/4), a participação foi intensa. As atividades começaram às 10h, com a Procissão pelas ruas do lugar seguida de Santa Missa. O almoço beneficente realizado em prol da comunidade teve uma participação de aproximadamente duzentas pessoas, entre elas moradores da localidade que receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao longo do mês anterior.Logo após, teve início a ‘Tarde com Maria’, na qual a comunidade de São Benedito entregou a réplica à Capela Santa Luzia, localizada no bairro Maria Thereza, e também integrante da Matriz Paroquial Santa Teresinha. “Foi uma tarde de muito louvor e reflexão”, afirmou a paroquiana Joice dos Santos. No dia 4 de abril, aconteceu a Celebração da Palavra com o Diácono Permanente, Ubaldo Damasceno. Um delicioso festival de pastéis encerrou os festejos.

Conhecendo São Benedito

Em 1526, na ilha da Sicília, na Itália, nascia em uma família de escravos africanos muito fervorosos em sua fé Católica, Benedito Manasseri. Por ser negro, sofreu muito preconceito durante a infância. Quando pequenino, pastorava ovelhas nas montanhas, mas ao completar 21 anos ingressou numa comunidade eremita da Irmandade de São Francisco de Assis.

O jovem era conhecido pela sua humildade e desapego aos bens materiais. Vivia de maneira simples, porém feliz e sempre seguindo os ensinamentos de Cristo. Vários nobres, teólogos, sacerdotes, ricos e pobres procuravam os conselhos e os direcionamentos religiosos de Benedito, que logo foi transformado numa personalidade de grande influência religiosa na cidade de Palermo, onde residia.

Benedito morreu em 4 de abril de 1589, como um simples frade franciscano. Foi canonizado em 1807 pelo papa Pio VII. O Brasil é o único país que comemora o Dia de São Benedito em 5 de outubro, graças a uma deferência canônica especial concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Vaticano, em 1983.

Texto: Grasiele Guimarães

Fonte: Joice Santos

Fotos: Pablo Santos

Eventos

FEV
3
AS MIL AVE MARIAS

Entregamos nas santas mãos amorosas de Nossa Senhora Rosa Mística, todas as nossas dificuldades, aflições e intenções. Com o início ás 8h.

FEV
3
VIGÍLIA EUCARÍSTICA

O participante tem a oportunidade de viver uma experiência de profunda intimidade com Jesus Cristo. Dentre elas, momentos de louvor, oração, pregação e adoração. Começando com a Santa Missa ás 20h.

Arquivo

Pensamento do Mês

“A santidade não está nesta ou naquela prática, ela consiste numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nas mãos de Deus, conscientes de nossa fraqueza, e confiantes até a audácia na sua bondade de Pai”. Santa Teresinha

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À PARÓQUIA SANTA TERESINHA